Tubarão

A nova diretoria da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) tomará posse nesta quarta-feira (12). O evento ocorrerá no colégio Hercílio Luz (sede da Acatul) às 19h30. A academia terá como presidente o acadêmico Gilmar Corrêa, membro fundador e vice-presidente a acadêmica Miryan Maier Nunes, também membro fundador.

No último dia 29, a Acatul, entidade literária máxima de Tubarão, completou 18 anos de existência. Fundada em 2000, por iniciativa de um grupo de escritores tubaronenses, ela tem por finalidade divulgar a produção literária por meio da poesia e da prosa. Os acadêmicos se reúnem uma vez por mês para discutir os projetos da entidade e trocar informações sobre a produção individual de cada um. Desde a sua fundação, a Acatul é bastante ativa, participando de eventos culturais no município, inclusive nas escolas, incentivando a leitura e a escrita junto às crianças.

O aniversário deste ano foi comemorado no Centro Municipal de Cultura, durante o lançamento do livro “Tuba-Nharô – O Pai Feroz”, do acadêmico Irmoto Feuerschuette.  A obra não só regata os fatos marcados pelas enchentes provocadas pelo rio Tubarão, como também faz um resgate histórico do rio como percurso do processo de colonização da região Sul de Santa Catarina.