Tubarão

Conforme o relatório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), no ano passado, foram abertos 4.445 novos negócios nas 18 cidades que fazem parte da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). Em comparação com o ano anterior, o crescimento foi de 21,64%.

“O movimento é reflexo do aumento da confiança dos empreendedores e do ambiente de negócios mais favorável. Além disso, trabalhamos nos últimos anos para facilitar a abertura de empresas, desburocratizando os processos e dando agilidade aos trâmites administrativos”, destaca o secretário da SDS, Carlos Chiodini, citando os programas Simplifica e SC Bem Mais Simples como propulsores dos resultados positivos.

Em Tubarão foram abertas 1,5 mil novas empresas, 409 a mais que no ano anterior, o que corresponde a 27,27% de crescimento. Um dos setores que apresentou evolução significativa foi de atividades profissionais, científicas e técnicas, com 126 empresas constituídas, 35,7% a mais que no ano anterior.

Proporcionalmente, os municípios que tiveram mais destaque no número de abertura de novos negócios foram Pescaria Brava, com alta de 53%; e Pedras Grandes, com 46%. As únicas cidades da Amurel que registraram queda foram Grão Pará, com -10%; e Treze de Maio, com -3,5%.
De acordo com o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Julio Marcelllino Junior, foram abertas 96.533 empresas em todo Estado em 2017. Os setores que mais cresceram foram o comércio, com 28.191 novos empreendimentos; indústria da transformação, com 11.931; e a construção civil, com 10.289.