Tubarão

A dona de casa Elisângela Rosa Borges recebeu uma visita surpresa na manhã de ontem. O prefeito Manoel Bertoncini foi até a sua residência, no bairro Passo do Gado, para conferir a pressão da água, agora em maior quantidade.
Elisângela contou ao prefeito que mora há dez anos no local, mas já tinha colocado a casa para vender porque não suportava mais a constante falta d’água. “O bairro cresceu, novas casas foram construídas e a situação só piorou. Faltava água para tudo. Muitas vezes, só dava para tomar banho depois da meia-noite e, para cozinhar, eu comprava água mineral”, lembra a moradora.

A nova rede instalada no Passo do Gado acaba de ser ligada e já proporciona melhorias no abastecimento de água da região. “A rede anterior tinha 50 milímetros e era muito antiga, cheia de incrustações, o que dificultava a vazão da água. Agora, com uma rede de 200 milímetros, a pressão passou de dois metros de coluna de água (mca) para até 20 (mca) “, explica o superintendente geral da AGR-Tubarão, Afonso Furghestti.

O prefeito Manoel Bertoncini acompanhou a medição da pressão da água que chega às residências e ficou satisfeito com o que viu. “Água é um bem precioso demais e todos têm o direito de recebê-la em casa, em boas condições. Ver a alegria destas famílias é algo que me deixa também muito feliz”, salienta.
As obras da nova rede iniciaram em março e agora, concluídas, ocupam uma extensão de aproximadamente 1,6 quilômetro, em um investimento de aproximadamente R$ 380 mil. A prefeitura já estuda projetos de melhoria do abastecimento para as localidades de Congonhas, Guarda Margem Esquerda e Caruru.

Recapeamento
Foi iniciado ontem o recapeamento asfáltico da rua João Adolfo Corrêa (estrada geral do Passo do Gado), que teve que ser cortada para a passagem da tubulação da nova rede de abastecimento.