Tubarão

O escritor orleanense Gean Zanelato, 21 anos, lançou nesta terça-feira o seu segundo livro: ‘A Teoria da Bolha de Sabão’, um romance policial. O jovem é estudante do Curso de Jornalismo da Unisul de Tubarão. Este é o seu segundo livro. O primeiro recebeu o título de ‘Guerreiro’.

Apesar de ser um romance policial, A Teoria da Bolha de Sabão carrega influências de livros que Gean leu na adolescência. “Tem uma escrita meio jovem, mostrando a vida na faculdade, os trotes, amizades, trabalhos. Mas, ao mesmo tempo, há um mistério que está presente durante todo o enredo: um assassinato”, esclarece o autor.

A história

A protagonista é Christa Claret, uma caloura do curso de Jornalismo que, já nas primeiras páginas, é acusada injustamente da morte do melhor amigo. É a busca incessante de Christa pela verdade que orienta o leitor páginas adentro. “Apesar de trazer temas como a manipulação na imprensa, ineficiência da polícia, corrupção política e falhas na justiça, ‘A Teoria da Bolha de Sabão’ é uma história que trata, acima de tudo, sobre liberdade. É sobre libertar-se da bolha a qual estamos acostumados e olhar para além dos muros limitadores de uma pequena cidade – e dos muros mentais que precisamos derrubar”, detalha Gean.

Por cursar Jornalismo, o autor precisou conciliar a vida de estudante e de escritor. Foram necessários dois anos e 11 meses para que o trabalho fosse finalizado. “Foi um tempo longo, mas necessário. É difícil priorizar ‘projetos pessoais’ na faculdade. Quando arranjava 15 minutos para escrever apareciam dois trabalhos para fazer. Sempre escrevi mais nas férias”, lembra.

Onde encontrar?

O livro não será vendido de forma física, apenas por plataformas online. Ele pode ser encontrado na Amazon Brasil e também na Amazon.com de outros 12 países (Estados Unidos – Reino Unido – Alemanha – França – Espanha – Itália – Holanda – Japão – Canadá – México – Austrália – Índia). Outra forma de ter acesso ao conteúdo é por meio da plataforma Wattpad. De forma gratuita, o autor disponibilizará a cada semana um capítulo, em um total de 25.

Sobre o autor

Gean Zanelato tem 21 anos, está no último semestre de Jornalismo na Unisul de Tubarão. O seu primeiro livro, ‘Guerreiro’, foi publicado em maio de 2015, quando tinha 17 anos e era calouro na universidade. “Esse livro para mim encerra um ciclo. Ele representa a transformação da pessoa que eu era para o novo eu que estou prestes a encontrar. Sinto que encerrei uma fase da minha vida”. Gean conta que ainda não tem previsão de quando pretende escrever outro, pois no momento está focado no TCC.