Amanda Menger e Zahyra Mattar
Tubarão

Imagine a Amurel daqui a alguns anos? Com certeza, será muito diferente de hoje. A expectativa é que as obras de infraestrutura tragam um desenvolvimento econômico e social nunca visto antes. Se hoje há apenas a BR-101 em pista simples, e os portos de Imbituba e Laguna operando com dificuldades, para os próximos anos o cenário será outro. A duplicação da rodovia se tornará realidade em breve, assim como o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna.

Além disso, os portos ampliarão a capacidade de embarque e desembarque. Com a Ferrovia Litorânea, o ramal sul, operado pela Ferrovia Tereza Cristina, deixará o ostracismo e estará ligado às demais ferrovias, com acesso facilitado aos portos. Durante a execução das obras, há geração de empregos e, com o término, devem ser criados mais postos de trabalho. Isso porque novos empreendimentos são atraídos em decorrência da estrutura oferecida, ainda mais com a criação ou ampliação dos distritos industriais.

A pavimentação de outras rodovias possibilitará a criação de roteiros turísticos que integrem a região serrana e litorânea. Com a efetivação da Arena Multiuso, oferta-se também espaço para o esporte e a cultura. A preocupação com os problemas trazidos pelo crescimento não pode ser esquecida. Daí a importância de um novo Presídio Regional, e ainda investimentos em saúde e educação, como prevenção à violência. Para isso, é necessária uma grande dose de pressão popular.