Imbituba
Hoje é uma data especial para o trabalhador portuário. Isto porque há exatamente 203 anos uma carta régia assinada por Dom João 6º abriu os portos brasileiros ao comércio exterior. Era o fim do Pacto Colonial que restringia o comércio do Brasil apenas com Portugal.
Junto, nascia a profissão do portuário, hoje responsável por ajudar o país a crescer pelo mar. Ontem, em reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Imbituba, foi destacada a importância do profissional e o respeito aos portuários que emprestam sua força de trabalho diariamente ao desenvolvimento do Brasil e da região sul catarinense.
"Comemorar este dia é obrigação de todos aqueles que estão comprometidos com nosso país. O trabalhador portuário, de todas as categorias, ainda está por receber de governos e de operadores de portos a atenção devida pela sua importância. Não é somente tecnologia que move um porto”, valoriza o presidente do CAP Imbituba, Gilberto Barreto, engenheiro que se dedica ao trabalho portuário há 42 anos.
Com a Lei de Modernização dos Portos (Lei 8.630), de 1993, o trabalhador portuário deixou de ser diferente das demais categorias regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Esta nova legislação promoveu melhores condições de segurança e transferiu aos trabalhadores e operadores a negociação direta das condições de trabalho, antes estabelecidas pelas extintas Superintendência da Marinha Mercante (Sunaman) e Delegacia do Trabalho Marítimo.
Movimentação de 2010 bate recorde dos últimos 21 anos
Pelo Relatório Estatístico Anual – 2010, remetido pelo administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza, a todos os conselheiros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), tomou-se conhecimento que o local movimentou 1.911.104 toneladas de cargas no ano passado. A quantia foi a melhor movimentação dos últimos 21 anos – em 1989, foram 2.046.726 toneladas.
"Isto é reflexo do aumento de serviços que a fronteira Imbituba dispõe. Entretanto, nosso porto passa por obras de ampliação e os resultados destes investimentos só serão percebidos a partir de abril ou maio deste ano, quando o novo cais de 660 metros contínuos para acostagem estiver pronto. Isto só para citar um dos investimentos", relaciona o presidente do CAP Imbituba, Gilberto Barreto.
A previsão é de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber navios com mais de 6,5 mil contêineres já no segundo semestre deste ano. Isto beneficiará toda a indústria da região sul do país e a cadeia logística do Mercosul. Os investimentos totais para a modernização do terminal de contêineres são de aproximadamente R$ 280 milhões, integralmente financiados pela arrendatária, a empresa Santos Brasil.