Neste domingo (10) foi o Dia dos Pais. A data, assim como em outras comemorativas, serve para homenageá-los. Porque a partir do momento em que o filho vem ao mundo, ser pai é todos os dias.

Por isso, o amor entre pais e filhos, e essa troca de vários sentimentos, deve ser constante. Independente do tipo de constituição da família – afinal os tempos mudaram -, pais que vivem juntos, separados, outros com igualdade sexual, e assim vai, isso é o que não pode faltar para que todos os dias esse laço eterno seja repleto de momentos felizes.

Na tradição da Igreja Católica, o Dia dos Pais também marca o início da Semana da Família. Casado com Ana Lucia há 28 anos, Davi Santos, 48, de Tubarão, conta como é a fantástica arte de ser pai.

Eles têm duas filhas, Ana Luiza,13 anos, e Ana Beatriz, 19. O pai cercado por mulheres, por três Anas, fala sobre as transformações em sua vida, a divertida rotina diária em família, o que aprende e educação aplicada com as garotas.

“Para uma verdadeira relação com duas meninas, como pai, tenho que me envolver no mundo delas”
“Ser pai de duas meninas é tudo para mim. É a experiência mais fantástica do mundo. Tudo ficou mais ‘colorido’ em minha vida. Elas são amáveis e, ao mesmo tempo, terríveis, rsrrsrsr”, revela com muito bom humor.

Davi conta que a menor é atleta de Karatê e campeã brasileira. Já a mais velha é ‘só calmaria’, como ele diz, mais tranquila e adora ler. “Então é simples, quando quero adrenalina é com a mais nova, e para relaxar com a maior”, diverte-se o pai coruja.

“Mas também lemos juntos, mesmo com gostos diferentes. Não adianta, para uma verdadeira relação com duas meninas, como pai, tenho que me envolver no mundo delas. As duas são fãs de K-pop. Agora sei tudo sobre o gênero, do grupo sul-coreano Blackpink, das princesas, da Barbie, Monster High, e juntos colecionamos animes para quebrar um pouco o gelo”.

Ainda segundo Davi, a família assiste a séries e depois costuma fazer a resenha. O mundo fora também é rotina da família, mesmo em meio à pandemia, já que estão mais isolados. “Saímos juntos ontem (9) e fomos pescar no meio do mato, bem longe, levando em consideração o distanciamento”, conta.

A educação em vários aspectos
A educação familiar, em vários aspectos, é bem trabalhada com muita responsabilidade, conforme Davi. “Fizemos tudo juntos e nossas funções são distribuídas em casa também”.

A questão financeira é aberta e compartilhada. “Eu e minha esposa dividimos tudo. Sempre que vamos comprar algo, todos devem saber, opinar”.

Davi afirma que a ‘grande sacada de ser pai’ é ter também um laço de amizade e muito diálogo. “Temos que educar e preparar nossos filhos para este mundo tão complicado e muitas vezes cruel. Também sermos parceiros e colocar o bem-estar de todos em primeiro lugar”.

A realidade é sempre exposta às meninas cuidadosamente, mas sem perder a autoridade. “Minha maior queria comprar uma boneca para dar de presente à irmãzinha que custava R$ 119 e pediu minha opinião. Falei que não por se tratar de um gasto alto e em uma época ruim. Ela insistiu, porém meus argumentos a fizeram adiar a compra. É assim que fazemos e é o correto”.

Porém Davi admite que cada uma tem uma certa independência financeira e seus cartões. “A menor viaja sozinha pelo Brasil em função das competições de karatê. Fizemos um passaporte especial para viajar desacompanhada dos pais e de adultos. Ela brinca que pode fugir de casa quando quiser”, diz o pai ‘babão’.

“Sempre digo. Quando existe amor entre os pais e filhos, todos dão belas e boas risadas. Somos um exemplo disso e damos muitas gargalhadas, vivemos muitos momentos de intensa felicidade, agradeço a Deus por isso”.

MENSAGEM FINAL DO PAPAI

“Tudo é certo através do processo de gerações para gerações. As meninas já cresceram e hoje já dividimos as responsabilidades. Coisa que antes eram somente dos pais. Conversamos, trocamos ideias como ótimos amigos. Ser pai de duas meninas é uma demonstração que estamos passando os melhores anos de nossas vidas.  Isso começou lá nos primeiros meses de vida. Então, obrigado a Deus por ter me dado este presente. Parabéns a todos os pais!”.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul