São Ludgero

A 9ª Turma do Curso de Qualificação de Jovens Rurais e da Pesca, um programa desenvolvido em parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que terá sua aula inaugural no Centro de Treinamento e Gerência Regional da Epagri de Tubarão, na próxima terça-feira (10), às 9h30, contará com dois jovens de São Ludgero, Michel Villani e Keysel Lopes Peters.

Estão inscritos na turma um total de 34 jovens da região e a capacitação focará na produção de leite. Será realizada no período de março a setembro, com aulas teóricas e práticas, três dias por mês. Além da parte teórica, também serão realizadas excursões e visitas em propriedades consideradas referências. Cada jovem ainda terá a oportunidade de desenvolver um plano de vida na propriedade rural, com assistência técnica necessária, para trabalhar a parte organizacional e cronograma de execução com custos do plano para seu desenvolvimento.

O extensionista rural e engenheiro agrônomo responsável pelo escritório local da Epagri de São Ludgero, Igor Franz Dittert, diz que a capacitação é importante para que as sucessões rurais aconteçam com uma agregação de valor e as propriedades continuem alcançando avanços positivos nos resultados.

“Os participantes poderão desenvolver projetos detalhados com base nos desafios da propriedade a serem superados. Para alcançar, por exemplo, um crescimento na produção de leite passando de 300 litros para 800 litros/dia”, pontua. Ele lembra ainda que os participantes também terão prioridades em programas do governo como o kit informática, Projeto de Vida e outros.

O curso de Qualificação de Jovens Rurais e da Pesca, desde sua implantação, já qualificou mais de 300 jovens.