O Exército realizará o 4º Exercício de Ajuda Humanitária em Santa Catarina. Em Tubarão, a ação ocorrerá entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro.

A Base de Operações estará montada na 3ª Companhia de Infantaria Motorizada. Além dos militares sediados na Cidade Azul, participarão tropas de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Lages, Porto União e Curitiba (PR).

As atividades contarão ainda com militares da Marinha do Brasil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de SC, membros da Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Polícia Civil, Departamento de Administração Prisional e da prefeitura de Tubarão.

O Exército Brasileiro participou de atividades de apoio à população em situações de calamidade, tais como as desencadeadas nas enchentes do Vale do Rio Itajaí (SC), nos anos de 1983 e 2008; na enchente do município de Tubarão, em 1974, considerada uma das maiores catástrofes climáticas do Estado de SC; e nos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro, em 2010.

Nesse contexto e segundo a doutrina do Exército Brasileiro, surgem as Operações de Cooperação e Coordenação com Agências (OCCA), que são operações executadas por tropas do Exército em apoio aos órgãos e instituições, definidas como Agências. Um exemplo desse tipo de operação são as de Ajuda Humanitária e de Apoio à Defesa Civil.

Em consonância com a Constituição Federal e a Lei Complementar Nr 97, de 1999, e no cumprimento das missões precípuas e subsidiárias das Forças Armadas, o Exército Brasileiro mantém efetivos militares em condições permanentes de atuar em apoio à Defesa Civil.

Nesse sentido, com a finalidade de preservar a capacidade operativa das tropas, o Comando Militar do Sul promoverá um exercício, empregando a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, a fim de propiciar o adestramento necessário à rápida atuação da Força de Ajuda Humanitária.

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada é a Grande Unidade do Exército responsável pela coordenação do exercício, em apoio à Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

A Brigada tem como uma de suas Organizações Militares subordinadas o 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), com sede em Blumenau. O Batalhão tem larga experiência nesse tipo de atividade, fruto da atuação nas enchentes ocorridas na Região do Vale do Itajaí, ao longo dos anos.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul