Trem arrasta carro na saída do Porto de Imbituba

Imbituba

Um acidente nas proximidades do Porto de Imbituba, junto à via férrea, por pouco não se transforma em uma tragédia nesta segunda-feira (23).

Um senhor de idade, conduzindo um automóvel VW Gol  não ouviu o alerta do guarda e foi surpreendido pelo trem que fazia o transporte via Ferrovia Tereza Cristina de contêineres do Porto de Imbituba.

Segundo testemunhas, os danos foram apenas materiais. Por sorte, não havia ninguém no banco dos passageiros, pois o lado direito do veículo ficou totalmente amassado. O condutor descia em direção à praia e foi arrastado pelo trem até o portão de entrada do Porto.

O trem arrastou o veículo por uns trinta metros até que a locomotiva parou, deixando o carro totalmente danificado prensado contra um muro.

Segundo nota emitida pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) o motorista não observou as placas indicativas e a locomotiva esta em baixa velocidade, com todos os sinais de alerta (sonoros e visuais) acionados.

Ainda de acordo com a FTC, no cruzamento existe uma passagem em nível com sinalização, sendo uma infração gravíssima deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea.

Segundo a declaração: “Antes de cruzar a via, os condutores devem estar atentos aos sinais e devem parar, sempre conservando uma distância de segurança dos trens e vagões que estão circulando. Embora sejam realizadas campanhas de conscientização com os condutores rodoviários, falta cautela aos motoristas nos cruzamentos e há desrespeito à sinalização”.