Livro narra viagens de moto pela América do Sul

Algarves planeja ir para o Alasca no ano que vem
Algarves planeja ir para o Alasca no ano que vem

Willian Reis
Laguna

O  bioquímico lagunense Nilson Algarves estava saindo da cidade de Puerto Madryn, na Argentina, quando o pneu dianteiro da motocicleta afundou na estrada. Ele estava a 80 km/h, foi lançado por cima do veículo e caiu batendo com a cabeça no chão. Algarves permaneceu por cinco minutos desmaiado, mas, quando acordou, nos instantes seguintes não se lembrava de absolutamente nada.

Já recuperado do susto, foi levado de carro até um hospital, apenas para checar se havia ocorrido algum problema mais sério. Como a moto ficou danificada pelo acidente, Algarves então continuou a viagem de carro até o seu destino final: Ushuaia, conhecida como a Cidade do Fim do Mundo, na Patagônia argentina. Era o ano de 2013, e ele estava em meio à sua terceira aventura sobre duas rodas pela América do Sul.

Estes e outros momentos estão agora reunidos no livro América Meridional de Motocicleta – Rumo ao fim do mundo e outras histórias, que o próprio bioquímico começou a escrever ainda em 2010. A obra será lançada hoje, às 20h, no Laguna Tourist Hotel.

Para se ter uma ideia do que Algarves ainda enfrentaria depois do acidente naquela viagem de 2013, ao voltar de Ushuaia teve uma surpresa: sua moto, que havia ficado na oficina, não tinha sido consertada pelos mecânicos argentinos. Em Bariloche, trocou o farol e seguiu a jornada de volta, passando pelo Chile e depois novamente Argentina, antes de chegar a Laguna.

A primeira viagem de moto de Algarves foi em 2008, ao lado do amigo Paulo Roberto Lopes de Magalhães. No ano anterior, o bioquímico havia comprado uma moto, quando foi desafiado por Magalhães a irem juntos até Ushuaia a partir de Laguna. Muitos duvidaram da empreitada – inclusive o próprio Algarves, mas a dupla cumpriu a promessa após 30 dias de viagem. Do calor forte de janeiro, tiveram de enfrentar o frio negativo da Patagônia, o vento intenso e a pouca experiência em aventuras sobre rodas.

Viagem mais recente ocorreu em 2015
Em 2010, a dupla partiu para a sua segunda viagem, dessa vez rumo aos Andes, no Chile. Foi mais um mês pela América do Sul, desbravando países como Peru e Bolívia. Essas três primeiras viagens da dupla, em cada foram cerca de 15 mil quilômetros de estrada, sempre partindo de Laguna. A mais recente foi em 2015 para o Atacama, no Chile. Foi também a mais curta, com aproximadamente sete mil quilômetros e duas semanas. 
“Comecei com 54 anos e não parei mais”, conta Algarves. Agora, dez anos depois, o bioquímico já faz novos planos. No próximo ano, ele fará uma viagem ao Canadá e deve aproveitar a estada para seguir de moto de lá até o Alasca.