Casa de Anita permanece fechada

Casa permanecerá  fechada até a conclusão do restauro pontual
Casa permanecerá fechada até a conclusão do restauro pontual

Laguna

A Casa de Anita é um dos principais pontos turísticos de Laguna. Foi lá que Anita Garibaldi vestiu-se para o seu primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Desde a última semana, o ponto histórico está fechado para visitação e chama a atenção dos moradores e turistas.

De acordo com o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Marcio José Rodrigues Filho, o fechamento foi necessário devido a problemas de infiltração que ocorreram com o acúmulo de chuvas registradas nos últimos dias.

Para preservar o acervo e a qualidade da recepção dos visitantes, a casa passará por manutenção pontual por meio dos serviços da Secretaria de Obras do município. Um projeto foi elaborado pelos especialistas da Secretaria de Planejamento e agora aguarda licitação para iniciar os trabalhos.

“Decidimos fechar a Casa para não prejudicar o acervo e após a liberação da licitação, a previsão é que nas próximas semanas iniciem os trabalhos de restauração pontual do telhado”, projeta.

Os servidores da prefeitura ainda participarão de uma capacitação que será realizada com especialistas em restauro de estruturas históricas por meio de um projeto do edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). “Receberemos especialistas até de fora do país, que farão da Casa objeto de estudo e capacitação dos servidores que atuam na manutenção de estruturas públicas”, reforça.

O presidente da fundação destaca que um projeto para restauração completa da Casa está em fase final. Desenvolvido em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o documento prevê a manutenção da estrutura e até instalação de uma cafeteria para melhor recepcionar os turistas que passam durante todo o ano no local. “O projeto está bem adiantado e aguarda a liberação de recursos do governo Federal para desenvolver os trabalhos”, detalha.

Relicário Histórico
A Casa de Anita

Foi construída em 1711 e atualmente funciona como museu, com um acervo que lembra a trajetória de Anita e seu inesquecível romance com Giuseppe Garibaldi. Guarda, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações comandadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul a tomada de Laguna. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico.