Dia do Folclore: Data é comemorada nesta quinta-feira

O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto. Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo se originou por meio de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa ‘povo’) e lore (que quer dizer ‘conhecimento’). Assim, a palavra ganha o significado literal de ‘conhecimento do povo’ ou ‘aquilo que o povo faz’.

A data foi definida no Brasil por meio do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país. O dia escolhido, foi porque em 22 de agosto de 1846, o pesquisador britânico William John Thoms usou esta palavra pela primeira vez num artigo.

A preocupação em sistematizar e divulgar o folclore brasileiro ganhou força no começo do século 20 no país. Durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, várias obras apresentadas tiveram como inspiração o folclore brasileiro. Em 1947 foi criada a Comissão Brasileira de Folclore e, posteriormente, as comissões estaduais. Em 1951 se realiza por primeira vez, no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Brasileiro de Folclore, evento que acontece a cada dois anos.

O dia costuma ser bastante festejado pelas escolas. Algumas das atividades mais comuns que os estudantes podem desempenhar para aprenderem mais sobre a cultura e as tradições típicas de suas regiões são: ler lendas folclóricas em sala de aula; fazer uma adaptação de uma lenda folclórica em forma de teatro ou musical; reescrever um conto folclórico; aprender sobre a história do folclore e sua importância para a sociedade; apresentar danças temáticas folclóricas e preparar um prato típico folclórico.