Tubarão

Os postos com sala de vacina da rede municipal de saúde vão oferecer, a partir da próxima segunda-feira, todas as vacinas que constam no calendário vacinal. O atendimento beneficiará todas as faixas etárias, desde bebês até idosos.

Os adultos que não possuem mais a caderneta de vacinação, devem se deslocar até a sala de vacina mais próxima com documento de identidade com foto. Isto porque, o documento permitirá que o histórico de vacinação seja acessado, caso já tenha sido cadastrado no sistema de informação da imunização.

A ação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é uma estratégia para intensificar a cobertura vacinal e a proteção para toda a população. Durante todo o mês, haverá ambulâncias móveis em pontos estratégicos da cidade prontas para a verificação da caderneta de saúde e para imunização das vacinas em falta. Diversas ações serão realizadas durante o mês de campanha, por intermédio de um esquema de vacinação móvel em diferentes pontos estratégicos da cidade.

A iniciativa surgiu após a percepção da baixa procura das doses consideradas essenciais do calendário, o que tem provocado o ressurgimento de doenças que estavam erradicadas. A mobilização pretende reeducar e alertar para a necessidade de se vacinar, pois quando a cobertura fica abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, há um grande risco para a saúde da população. “Objetivo da estratégia, é que a gente antecipe a proteção da população para evitar o ressurgimento dessas doenças aqui no nosso município, porque são doenças que podem evoluir para formas graves e que podem deixar várias sequelas”, descreve a coordenadora da imunização do município, Shaiane Salvador.