Poluição do Vulcão Ubinas chega ao Brasil

Nem todos os efeitos são ruins. Um dos gases modifica as cores do pôr do sol, deixando a atmosfera acentuada para tons de rosa e roxo. 

O vulcão Ubinas, que está situado na região de Moquegua, 1250 km ao sul da capital do Peru, Lima, entrou em erupção nesta sexta-feira (19). As explosões vulcânicas que ocorreram devido à erupção liberaram gases na atmosfera e devem afetar o tempo nos próximos dias em algumas áreas do país.

A circulação dos ventos sobre a América do Sul, na altitude próxima de 10 mil metros, direciona a pluma de poluentes do vulcão Ubinas para o Brasil para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.

As áreas de  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e em áreas do estado de São Paulo, Paraná e Santa Catarina devem ser as mais afetadas nestes próximos dias pelos efeitos da poluição vulcânica.

Impactos das cinzas vulcânicas

A altura das cinzas vulcânicas determina muito do seu impacto na atmosfera. Como as cinzas são emitidas em altitudes elevadas, seus efeitos são principalmente na navegação áerea. Os dejetos sólidos que saem das erupções vulcânicas podem ser sugados pelas turbinas dos aviões causando danos graves, que podem até destruir as turbinas.

Estes dejetos vulcânicos podem demorar meses para dispersarem completamente e, se em grande quantidade, causam até redução na temperatura do ar, que foi o que ocorreu em 1991 na erupção do vulcão Pinatubo nas Filipinas. 

Por do sol púrpura

Nem todos os efeitos dos dejetos dos vulcões sao ruins. Um dos gases normalmente expelidos é o SO2, dióxido de enxofre. Esse gás modifica as cores do pôr do sol, deixando a atmosfera mais púrpura, mais acentuada para tons de rosa e roxo. O visual é lindo e pode ser que aconteça em áreas dos sul, sudeste e centro oeste do Brasil nos próximos dias.

—————-

Explosão de vulcão retira centenas de pessoas de casa no sul do Peru

Explosão do Ubinas lançou fumaça e cinzas num raio de 25 quilômetros; aulas foram suspensas e pessoas estão recebendo máscaras para proteção

Autoridades peruanas retiraram centenas de pessoas que moram próximas a um vulcão no sul do país, após explosões e emissões de cinzas.

O Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) determinou a retirada de moradores após o vulcão Ubinas, o mais ativo do país, localizado na região de Moquegua, registrar duas explosões que levaram a cinzas serem expelidas em um raio de 25 quilômetros, afetando ao menos oito áreas habitadas.

“Ações estão sendo tomadas para cerca de mil pessoas vivendo nestas áreas ao redor do vulcão Ubinas, para que possam ser realocados em abrigos já providenciados sob planos de contingência”, disse o chefe do Indeci, Jorge Chávez, à rádio local RPP.