Conheça as doenças crônicas que mais afetam pessoas acima de 50 anos

É sabido há bastante tempo que com a idade os problemas de saúde se tornam mais comuns. Recentemente, uma pesquisa identificou as doenças crônicas que mais afetam os brasileiros e que em muitos casos elas não são únicas.

A Fundação Oswaldo Cruz de Minas avaliou pessoas com mais de 50 anos que residem em 70 diferentes cidades do país e identificou que 70% delas apresentam alguma doença crônica.

Dos idosos que foram entrevistados, cerca de 40% deles possuem algum problema de longa duração e cerca de 30% tem mais de uma doença crônica.

Dentre os problemas mais comuns nessa faixa etária, os que mais se destacam são: hipertensão arterial (52,2%), problema de coluna (40,8%), colesterol elevado (30,5%), catarata (24,9%) e artrite ou reumatismo (21%).

Além disso, outro levantamento do Ministério da Saúde chamado de Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiro, mostrou que 80% dos brasileiros com mais de 50 anos moram em zonas urbanas, o que torna mais fácil o acesso aos cuidados com a saúde.

Nesse estudo se concluiu que, dos entrevistados, 3 a cada 4 possuem duas ou mais doenças crônicas, sendo que a catarata costuma ter, em média, 4 outras doenças associadas.

O Sistema único de Saúde (SUS) é a única maneira que 75,3% dos idosos têm acesso a médicos e exames para cuidar da saúde. Esse sistema garantiu que 83,1% realizassem uma consulta médica nos últimos 12 meses e 10,2% fossem hospitalizados pelo menos uma vez nesse período.

O que chama a atenção é que 80% dessa população, ou seja, pouco mais de 29 milhões de idosos que residem no país, se diz satisfeita com a atenção que recebe, por isso se faz tão necessário investimentos no SUS.

As doenças crônicas que mais afetam os brasileiros e como podem ser tratadas

Um levantamento sobre as doenças crônicas que mais afetam os brasileiros deve servir para que se invista em tratamentos e formas de controle do problema.

A catarata é uma doença que tem cura e que pode ser resolvida com uma cirurgia. O SUS presta esse tipo de atendimento e em 2017 foram realizadas 483 mil operações, porém, o número ainda é insuficiente para atender a toda a população.

A hipertensão é um problema que pode levar a morte e se manifesta com mais frequência em populações que possuem menor grau de escolaridade. Para que o controle seja feito, muitas vezes é indicado o uso de medicamentos que ajudam a evitar que a situação se complique. Ela divide-se em:

Conheça as doenças crônicas que mais afetam pessoas acima de 50 anos

Fonte: www.euroclinix.net

Ainda relacionado ao grau de escolaridade e condições socioeconômicas, se detectam outros problemas. Populações consideradas menos instruídas e com piores condições financeiras tendem a ter mais problemas bucais, se exercitar menos e tomar medicamentos em menor quantidade do que deveriam.

Elas acabam tendo a saúde mais comprometida e isso contribui para que as doenças crônicas que mais afetam os brasileiros se manifestem em maior quantidade.

Independentemente das condições sociais, o Ministério da saúde já havia identificado anteriormente doenças que afetam os idosos e que são responsáveis por mais de 70% das mortes no país. Dentre elas está a diabetes, obesidade, excesso de peso e hipertensão.

Boa parte do todos os problemas de saúde podem ser minimizados com uma melhor qualidade de vida, incentivando aos brasileiros com mais de 50 anos a prática de exercícios, uma alimentação balanceada e frequentar o médico regularmente.

Outro dado apontado pela pesquisa foi o de surgimento de doenças crônicas relacionados a uma aposentadoria precoce. Manter-se em atividade ajuda a preservar a saúde física e mental. Portanto, para não ser atingido pelas doenças crônicas que mais afetam os brasileiros é preciso buscar um estilo de vida saudável e ativo.

Fontes: Estadão