Santa Catarina registra primeira morte por gripe A em 2018

A diretoria de vigilância epidemiológica de Santa Catarina confirmou a primeira morte do ano por Gripe A. A vítima é um morador de Florianópolis. O homem de 72 anos foi contaminado pelo Subtipo H3N2. Até o dia 11 de abril foram confirmado, no Estado, 17 pessoas contaminadas com o vírus da Influenza.

Dos 17 casos, 15 são do vírus A, sendo 11 do subtipo H3N2 e quatro de H1N1. Dois casos foram confirmados pelo vírus influenza B. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).

Gerência regional de Saúde da Amrec está fazendo últimos ajustes para a campanha de vacina contra a gripe. Inicio da campanha está confirmado para o dia 23. Quanto aos alertas feitos via whats apps, bem eles são falsos. “Não tem esse bicho de sete cabeças. Nos informamos e o alerta é falso, mas é fundamental que as pessoas se vacinem”

A vacinação é gratuita para crianças menores de seis anos, idosos, gestantes e mães que deram a luz recentemente, pessoas com doenças crônicas, e morbidades. “Aqueles que não tem direito e puderem comprar a vacina devem fazer isso. É uma medida importante porque a tendência é que tenhamos mais casos este ano e por conta disso quanto mais pessoas se vacinarem, menor o risco”