Giro pelo país: Porto Alegre deverá receber cerca de 30 mil apoiadores de Lula

Porto Alegre (RS)

É grande a expectativa sobre a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Porto Alegre nesta terça-feira (24). Com as manifestações de apoio e a repercussão positiva que o julgamento acabou gerando para a imagem do ex-presidente, as direções nacional e estadual do partido pressionaram para que ele desse uma resposta “à altura” à militância e aos apoiadores – que devem ser cerca de 30 mil pessoas na Capital.

Lula deve participar do ato marcado para as 18h do dia 23 na Esquina Democrática, apontado como o ápice das manifestações a seu favor. A vinda incluiu a negociação com os advogados, que, para evitar tumultos e desgastes, já haviam vetado a presença dele na quarta-feira (24), dia do julgamento, caso a defesa não obtivesse sucesso no pedido de novo depoimento.

As lideranças petistas gaúchas pretendem que Lula chegue ao Estado pouco antes das 18h de terça e dê entrevista coletiva, garantindo visibilidade ainda maior, mas isto ainda não está definido. Imediatamente, ele se dirige para o ato na Esquina Democrática, podendo ou não seguir até o local do acampamento junto à área do Anfiteatro Pôr do Sol. A chance de que, após as manifestações no Centro, ele acompanhe todo o deslocamento até o acampamento, contudo, é pouco provável e o ex-presidente deve retornar ainda na terça a São Paulo. Os apoiadores, por sua vez, se deslocam até o acampamento onde encerram o ato por volta das 20h. Na sequência, dão início à vigília que se estenderá até o término do julgamento.