Programa “Rede de Comércio” é criado pela Polícia Militar

Treviso

Na semana passada, o trabalho da população integrada no programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar, evitou a ação de criminosos que tentaram arrombar uma agencia bancária em São Martinho. Os criminosos foram presos no momento do crime. E, seguindo o mesmo objetivo, a cidade de Treviso amplia o programa já existente e cria o “Rede de Comércio”.

Conforme o Cabo Lemos da Polícia Militar da cidade, a intenção é integrar os comerciantes a um grupo do aplicativo WhatsApp e manter a comunicação coletiva. “É uma ligação direta com o lojista, onde poderemos prevenir crimes vigiando atitudes suspeitas, informando com rapidez a prática de delitos e garantindo o bem estar de todos”, destaca o coordenador do programa.

Até o momento, cerca de 20 estabelecimentos integram o programa. O grupo de compartilhamento de informações já conta com 40 pessoas ligadas ao comércio. “Nos sentimos mais seguros. Entre os casos recentes em que a comunicação foi eficiente, um dos comerciantes identificou um homem com atitudes suspeitas e a situação foi informada. Rapidamente, a PM localizou e abordou o suspeito. Durante consulta do nome do suspeito, verificou-se que o mesmo possui diversas passagens policiais pela prática de crimes diversos. Ele era de outra cidade e a ação rápida já evitou qualquer possibilidade de ação criminosa, caso viesse acontecer”, relatou o farmacêutico Vanderlei Amboni.

A cidade já possui o Programa de Rede de Vizinhos. Segundo o Cabo Lemos, a iniciativa inclui ainda a realização de palestras com os comerciantes, aquisição de um placa de identificação do programa, integração no grupo de WhatsApp, além do suporte através do número telefônico 190 da PM.