Funat e Unisul ajustam parceria para ações na área de bem-estar animal

A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), ajustou nesta segunda-feira (25), uma parceria com a Unisul para ações na área do bem-estar animal. A participação da universidade será feita por meio do curso de Medicina Veterinária e do Complexo Médico Veterinário.

A proposta da parceria é fortalecer o programa de atendimento a cães e gatos que a Funat realizada desde 2020, quando foi implantada a Lei 5.738, que dispõe sobre direitos, proteção e bem-estar animal no município e criou ainda a Comissão de Bem-Estar Animal. O modelo da parceria, com as atribuições entre as duas partes, e como ela favorecerá os pets e seus tutores, será definido e finalizado nos próximos dias.

A reunião que consolidou essa parceria formal teve a presença do prefeito Jairo Cascaes, do diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues, da gerente de Campus da Unisul, Daniela Corrêa e do coordenador de Área da Unisul, Juliano Cesconeto, além da Chefe de Gabinete do Prefeito, Ana Cristine Orige Medeiros e do chefe de Gabinete do vice-prefeito, Allan Miranda.

Com esta iniciativa, o município amplia as ações de bem-estar animal que contam com as castrações em duas clínicas conveniadas, banco de ração e atendimento domiciliar feito pela médica veterinária de carreira da própria Funat. Nos dois últimos anos, o município também organizou vários mutirões de castrações, com cerca de 1.500 cães e gatos castrados de forma gratuita.