Frio intenso vem aí!

Os termômetros devem registrar temperaturas negativas nos próximos dias, isto porque uma intensa massa de ar polar está chegando ao estado
Os termômetros devem registrar temperaturas negativas nos próximos dias, isto porque uma intensa massa de ar polar está chegando ao estado

Tubarão

Uma forte massa de ar polar deve chegar ao estado nos próximos dias. As mudanças no clima já começaram a ser vistas ontem, com o aumento de nuvens e chuva, isto devido à chegada de uma frente fria. Com isso, o clima fica mais úmido e nublado. Há risco de temporal e granizo isolado. As temperaturas também ficarão baixas.
 
Neste domingo, a situação se reverte. A previsão é de céu limpo. Frio intenso com temperaturas negativas em várias cidades de Santa Catarina, principalmente na serra, variando de – 10º C a – 8º C em Urupuma, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. O litoral também ficará com temperaturas baixas, variando entre 0ºC a 3ºC, com máxima não passando de 10° C. A chance de neve nas áreas altas do planalto sul, especialmente entre a tarde e noite deste domingo e manhã de segunda-feira é muito alta.
 
Na segunda e terça-feira há previsão de frio histórico.  Geadas devem ser fortes e podem acabar afetando a agricultura e a pecuária. O fenômeno pode ocorrer por causa da “geada negra”, quando há o congelamento das plantas. O que acaba queimando e alterando a coloração dos vegetais. 
 
Para as plantas que estão em fase de crescimento, o fato não é problema, pois ajuda no crescimento. Já para as que estão em fase de colheita, o risco é que os agricultores acabem perdendo praticamente toda a safra. O conselho para tentar evitar danos é cobrir os vegetais. Outro fato que requer atenção está relacionado ao congelamento de pistas. A Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco devem sofrer com o fenômeno.
 
Recomendações
• Se houver tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: não é aconselhado transitar em locais abertos, próximo de árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas.
• Geada ampla e geada negra: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
• Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças.
• Gelo na pista: cuidado ao trafegar na Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco, entre domingo e segunda.