Fogueira é erguida

Oito voluntários trabalharam por mais de uma semana para montar a fogueira de São João em Grão-Pará
Oito voluntários trabalharam por mais de uma semana para montar a fogueira de São João em Grão-Pará

Grão-Pará

 
Cheirinho de pinhão e quentão no ar. O frio já chegou com força e as tradicionais festas juninas já começaram. Uma das mais famosas da região é em Grão-Pará, onde está a maior fogueira de São João do sul de Santa Catarina, e atrai muitos visitantes todos os anos.
 
Todos os anos, a tradicional fogueira é construída com a colaboração de voluntários. Neste ano, oito homens foram os responsáveis por erguer a estrutura. Eles trabalham desde semana passada, com uma pitada de atrapalhação do tempo chuvoso.
 
Os serviços de construção só ganharam força mesmo nesta quarta-feira. Ontem, os trabalhos também foram intensos. Muita lenha foi necessária para que os voluntários pudessem erguer a fogueira, tão esperada pela população.
 
“Muita gente nem imagina o trabalho que temos e até os riscos que corremos para erguer. Usamos máquinas e motosserra. Trabalhamos nas alturas, mas tudo é muito especial para todos nós”, conta o voluntário Lúcio Dacorégio.
 
Todo o material para a construção é arrecado por meio de doações, desde a lenha até os pilares de sustentação. Com tanto companherismo, o sucesso é garantido. “Podem ter certeza que neste ano o público vai ver a mais bonita, e bem trabalhada, fogueira de todos os tempos”,  afirma o voluntário José Modesto.