Foco é o desenvolvimento regional

Para o presidente da instância Encantos do Sul, Adilson Silvestre, o Projeto Baleia Franca, em Imbituba, é um exemplo de crescimento turístico integrado. Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil//Notisul
Para o presidente da instância Encantos do Sul, Adilson Silvestre, o Projeto Baleia Franca, em Imbituba, é um exemplo de crescimento turístico integrado. Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil//Notisul

Lily Farias
Gravatal

Lideranças políticas e empresariais reuniram-se ontem pela manhã, no Hotel Internacional, em Gravatal, para discutir o projeto de marketing turístico do estado: o Plano Catarina 2020. O documento foi elaborado e apresentado pela empresa Chias Marketing, de São Paulo, contratada pela secretaria estadual de turismo, cultura e esporte e a Santur.

O plano aponta medidas que visam o desenvolvimento turístico catarinense. Diferente do que se tem trabalhado até então, o foco agora é macro. A Santur classifica regiões de acordo com a característica de seu potencial turístico e econômico, são as chamadas Instâncias de Governança.

Ao todo, dez Instâncias estão estabelecidas: Serra Catarinense, Caminho dos Cânions, Costa Verde e Mar, Caminhos da Fronteira, Caminho dos Príncipes, Grande Oeste, Vale Europeu, Grande Florianópolis, Vale do Contestado e Encantos do Sul. É nesta última que está inclusa Tubarão e região.

“O estado desenvolverá melhor se focarmos os investimentos em ações macrorregionais. Um exemplo é o Projeto Baleia Franca, em Imbituba, um grande produto a oferecer aos turistas”, enfatiza o presidente da Instância Encantos do Sul, Adilson Silvestre.
Paralelo a este produto turístico, há, nas cidades próximas, possibilidades de desenvolvimento singulares, considera Adilson. “O que discutimos são as formas de identificar o potencial dos municípios e que ferramentas utilizamos para isso”, completa.