Fiscalização de embarque e desembarque

Espaços foram definidos para uso correto das motos aquáticas. Foto: Marco Bocão/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul
Espaços foram definidos para uso correto das motos aquáticas. Foto: Marco Bocão/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

Laguna

O município de Laguna é conhecido pelas praias, prática de surfe e da pesca. Locais como o Farol de Santa Marta, os Molhes e o Mar Grosso são localidades que atraem muitos turistas, fator que gera grande movimentação de pessoas no verão.
Para regulamentar os esportes náuticos praticados por moradores e veranistas, o poder executivo reúne autoridades para explicar o decreto municipal que dispõe sobre o embarque, desembarque e fiscalização de jet skis na cidade. Pequena embarcação que é utilizada tanto para competições desportivas como para lazer.

Segundo o decreto, é permitido aos pilotos de jet skis a passagem pelo canal dos Molhes da Barra, na área que compreende entre a boca da barra e o atracadouro do sistema de balsas. Para a procuradora da prefeitura, Daniela Cândido Andrade, o local é permitido somente para transporte. “Para esportes e recreação, a área que constitui o Santuário Ecológico dos Botos é proibida pela lei”, informa a jurista.
É definido pelo decreto que o embarque e desembarque de jet skis é permitido somente em três pontos da orla: na entrada localizada ao lado do Iate Clube, no bairro Magalhães, no antigo acesso que fica na praia do Iró e na Praia de Cabeçuda, próximo ao Hotel Lagoa. Nos locais ainda não há placas de sinalização, que deverão ser fixadas nas próximas semanas.

A prefeitura ainda prevê a realização de um convênio entre a Polícia Ambiental e Marinha para juntar à fiscalização e, para a próxima temporada, a colocação de novas rampas para embarque e desembarque.
“Vamos nos empenhar para resolver todos os lados dessa questão”, declara o procurador-geral da prefeitura de Laguna, Victor Baião.

Fiscalização

No decreto, fica definido que as irregularidades deverão ser autuadas pela Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Ambiental, sujeito à multa. O valor da infração a ser cobrada é prevista no Código Tributário do município e, em caso de reincidência, haverá também a apreensão dos equipamentos utilizados pelos infratores.

Condutor foge sem prestar socorro

Duas pessoas feridas. Este foi o estrago causado por um condutor de um jet ski ao atingiu um barco de madeira, na tarde deste sábado, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que após colidir fugiu sem atender as vítimas.
O acidente ocorreu por volta das 18h20min na região do Canto dos Araçás. Uma mulher de 55 anos foi encaminhada ao Hospital Celso Ramos e liberada horas depois.
O socorro foi prestado pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Lagoa da Conceição, que utilizou o helicóptero Arcanjo para retirar as vítimas do local.

Segundo o comandante Joarez Mello, um inquérito deve ser aberto pela Capitania e também na delegacia, por ter havido lesões corporais. “É de conhecimento que o rapaz estava em uma velocidade acima do limite permitido e fugiu do local, as buscas ao condutor irresponsável irão continuar”, avisa Joarez.