Feriado: Liminar fecha o comércio segunda-feira

Zahyra Mattar
Tubarão

O feriado da próxima segunda-feira, quando é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, será de descanso para a maioria dos trabalhadores Tubaronenses. Uma liminar conseguida pelo sindicato Sindicato dos Comerciários de Tubarão e Região proíbe qualquer comércio sem acordo com os representantes dos funcionários de abrir as portas no feriado.

Estão fora da abrangência da liminar o Farol Shopping, a Top Brasil e os estabelecimentos supermercadistas da cidade. Estas categorias já haviam firmado um calendário de funcionamento para os feriados deste ano com o sindicato. Os proprietários que infringirem a liminar pagarão multa no valor de R$ 5 mil por cada funcionários em atividade.

“Existem locais da cidade que não nos apresentaram proposta”, justifica a presidenta do sindicato, Elizandra Rodrigues Anselmo. Ela expõe ainda que, na última assembleia da categoria, sexta-feira passada, os trabalhadores optaram, por unanimidade, pelo feriado. “Todos querem o descanso e não as horas extras. E isso é um direito. Infelizmente, desta vez garantido por uma liminar”, emenda Elizandra.