Fechando o Novembro Azul

A principal causa de mortalidade de homens está relacionada a fatores externos, como acidentes de trânsito e homicídios. A segunda causa abrange as doenças do coração. E a terceira causa de mortalidade em homens é o câncer de próstata, que atinge 28,6% da população masculina, sendo o tipo mais comum entre os homens.

Segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, 1 homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. As principais vítimas desse tipo de câncer são homens acima de 50 anos. Por isso, é incentivado que os exames de prevenção sejam realizados com mais frequência a partir dos 40 anos de idade. Quando mais cedo for detectado, mais fácil fica o tratamento e a possibilidade da máxima recuperação.

Mas para isso, é necessário conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar do seu corpo e também da mente. Ou seja, praticar exercícios, cuidar da autoestima, ter uma alimentação equilibrada, não fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, a campanha, entretanto, vai muito além, abordando a importância do cuidado de forma integral, das doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008.

Para fechar as atividades relativas a este tema, o Parque Tecnológico Lenke promoveu no dia 30/11, uma Roda de Conversas, para todos os gestores e colaboradores da Lenke Automação e demais empresas hospedadas no Parque. A atividade foi executada pela facilitadora, Sra. Célia Silva Almeida Arruda, com o apoio da Sra. Dirci dos Santos Maldaner, ambas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Gravatal.

Para o Diretor Geral do Parque Lenke, Jailson Mendes, “fazer rodas de conversa abertas para os colaboradores é uma maneira de favorecer o bem-estar e a saúde de todos.”

Segundo a Sra. Célia, “embora o foco da RFCC sejam as mulheres, também fazemos atividades no Novembro Azul, trabalhando principalmente a auto estima dos homens. Quando estão fortalecidos emocionalmente e cientes de seus pontos fortes e fracos, eles aceitam com mais facilidade que precisam se cuidar e fazer periodicamente os exames.”

A Sra. Dirci, ainda complementa que “conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde envolve uma comunicação clara e cuidadosa, no entanto, os feedbacks de nosso trabalho são muito positivos. Os participantes sempre relatam que aprenderam coisas novas e que dismistifiram alguns preconceitos. Isso é muito gratificante”.

“Realizar ações dessa natureza são essenciais e um dos propósitos do Parque. Informação e saúde são pontos cruciais para o desenvolvimento humano, social e econômico de uma sociedade, por isso, estamos sempre promovendo atividades onde esses e outros aspectos estejam presentes”, finaliza Jailson Mendes.

*Consultora em atividades relacionadas a Inovação e Empreendedorismo e CEO da Integrative – Desenvolvimento Organizacional e Profissional. Possui Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica, Mestrado em Educação, Graduação em Serviço Social e Graduação em Pedagogia. Estuda as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia, no intuito de debater sob uma perspectiva crítica, a equação civilizatória contemporânea e fomentar uma postura reflexiva na sociedade.