Fatos na história que marcaram o dia 3 de fevereiro

Em um dos piores ataques a bomba de Bagdá, um terrorista suicida provocou a morte de 135 pessoas no dia 3 de fevereiro de 2007.  Esse foi o atentado a bomba em Bagdá mais fatal desde 2003.

O terrorista explodiu um caminhão carregado com uma tonelada de explosivos em um movimentado mercado xiita, em pleno sábado. Ao menos 300 pessoas ficaram feridas, segundo a polícia. A explosão acabou com barracas e destruiu as fachadas das lojas. O mesmo mercado já havia sido alvo de três carros-bomba em dezembro de 2006, quando 51 pessoas morreram.

O primeiro-ministro iraquiano na época, Nuri al-Maliki, atribuiu o ataque a partidários de Saddam Hussein e a outros militantes sunitas. 

O grave ataque ocorreu em um momento em que tropas dos Estados Unidos e do Iraque tentavam conter o conflito entre sunitas e xiitas no país e quando o governo de Maliki tentava controlar grupos que desafiavam o seu poder.

Fatos históricos do dia 3 de fevereiro

Russo em nave dos EUA

Em 3 de fevereiro de 1994, Sergei Kiralev embarca em uma viagem dentro de um ônibus espacial americano, sendo considerado o primeiro astronauta russo a fazer isso. Ele participou da missão STS-60 e viajou em companhia de cinco norte-americanos. A missão tinha objetivo de testar de novos materiais.

1754 – Nascimento de Juan Ruiz de Apodaca, governador de Cuba vice-rei de Nova Espanha. 

1807 – As tropas britânicas do General Samuel Auchmuty, compostas por 11 mil homens, o maior exército levado desde então da Europa à América, toam a cidade de Montevidéu a custa de grandes perdas.

1809 – Naccimento de Felix Mendelssohn, compositor alemão.

1813 – O coronel San Martín derrota os “realistas” em San Lorenzo. 

1843 – Começa o estado de sítio de Montevidéu, com as tropas do Governo de Rosas. 

1852 – Batalha de Monte Caseros (Argentina). As tropas sublevadas do general Justo José de Urquiza derrotam as do presidente Juan José Rosas e Buenos Aires aclama Urquiza como seu libertador. 

1863 – Criação dos Estados Unidos da Colômbia, sob o governo de Tomás Cipriano de Mosquera. 

1876 – Assinatura do tratado de paz que pôs fim à guerra entre Argentina e Paraguai. 

1902 – Naccimento de Ramón J. Sender, escritor espanhol. 

1909 – Naccimento de Simone Weil, filósofa e escritora francesa. 

1912 – Criação da Guarda Nacional de El Salvador. 

1913 – Começa a Segunda Guerra dos Bálcãs. 

1919 – Forças soviéticas ocupam a Ucrania e se forma em Kiev um Governo misto. 

1924 – Morre Thomas Woodrow Wilson, XXIX presidente dos EUA.

1931 – Um terremoto destrói varias cidades da Nova Zelândia e causa a morte de mais de mil pessoas. 

1932 – Cinco terremotos consecutivos destroem uma grande área em Santiago de Cuba. 

1933 – Termina a guerra civil da Nicarágua com um tratado de paz firmado por Augusto César Sandino, chRedação Terra das forças revolucionárias e o presidente Sacasa. 

1944 – II Guerra Mundial. O Governo de Franco reafirma a neutralidade da Espanha. 

1947 – Nascimento de Paul Auster, escritor americano.

1949 – Morre Carlos Obligado, poeta argentino. 

1966 – A sonda lunar soviética “Lunik 9” paira sobre a superfície terrestre e emite imagens desde o mar de Las Tormentas. 

1969 – Yasser Arafat é nomeado chRedação Terra da OLP pelo Congreso Nacional Palestino. 

1970 – Muhammad Alí (Cassius Clay), ex-campeão mundial de pesos pesados, anuncia sua retirada definitiva do boxe. 

1977 – Golpe de Estado na Etiópia, realizado pelo vice-presidente da CAMP, Menghistu Hailé. Neste golpe foi assassinado o chRedação Terra de Estado, TRedação Terrari Benti. 

1985 – O Papa João Paulo II visita Cuzco (Peru). 

1987 – Detido em Medellín e extraditado para os EUA o famoso narcotraficante colombiano Carlos Lehder. 

1989 – Derrotado en Paraguai o general Alfredo Stroessner, o ditador mais antigo da América Latina, por seu genro, general Andrés Rodríguez, que assume a Presidência. 

1991 – O Partido Comunista Italiano deixa de existir oficialmente depois de 70 anos de história, ao aprovar sua conversão para Partido Democrático da Esquerda.

1994 – Lançamento do ônibus espacial “Discovery” com um astronauta russo à bordo, Sergei Kirkalev, o primeiro em um veículo espacial americano.

2001 – O governo mexicano entrega à Espanha o ex-capitão Ricardo Miguel Cavallo, para ser julgado pelos crimes de genocídio e tortura cometidos pelas juntas militares entre 1976 e 1983.