Famílias terão que seguir regras para ficar na cidade

A reunião contou com a participação de diversos segmentos da sociedade em busca de alternativas para resolver o impasse.
A reunião contou com a participação de diversos segmentos da sociedade em busca de alternativas para resolver o impasse.

Tubarão

Uma comissão foi formada por vários segmentos da sociedade para fiscalizar a permanência dos nômades em Tubarão, problema que se arrasta há algum tempo na cidade. A decisão foi tomada em reunião nesta terça-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas.

A primeira ação do novo grupo, que atuará permanentemente, será uma visita, nesta quarta-feira, às 11h30min, ao acampamento dos nômades, nas proximidades da rodoviária, onde existem cinco famílias com 13 crianças e adolescentes. Os representantes do conselho vão expor algumas regras a serem cumpridas, como a colocação dos jovens em escolas públicas. Temas como higiene e saúde também serão trabalhados.

Muitas reclamações são feitas pela população tubaronense, pois alguns nômades cometem pequenos delitos, usam crianças para mendigar e são agressivos. A comissão é composta por membros das Polícias Militar e Civil, secretaria de assistência social da prefeitura, Guarda Municipal e Conselho Tutelar. Este último ficará responsável diretamente pelas crianças.

Uma campanha será feita junto aos lojistas para, quando houver um fato negativo envolvendo nômades, que entrem em contato imediatamente com a Polícia Militar ou o Conselho Tutelar.