Falta não chegou a afetar postos da região

 

Eduardo Zabot
Tubarão
 
A falta de combustível em Santa Catarina não chegou a atingir os postos de Tubarão e região, mas foi sentida por alguns fornecedores na Grande Florianópolis e região norte do estado. O problema foi resultado de um erro de distribuição da Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com o gerente administrativo do Sindicato de Revendedores Varejistas de São José e Região (Sindicomb), Rodrigo Presser da Silva, a causa a causa a falta do álcool anidro. “A Petrobras comprou pouco anidro e, como houve muita saída, a distribuição para o estado foi alterada”, explica.
 
A Petrobras vende a gasolina A (pura) e o álcool anidro é acrescentado para revenda nos postos. O proprietário do posto Osório, em Tubarão, Alberto Neto, relata que as mudanças no transporte também têm prejudicado o fornecimento. “A redução do horário dos caminhões que transportam o combustível atrapalhou a distribuição”, confirma.
 
Para o Sindicomb, o transporte do combustível atrapalhou um pouco, mas o principal problema foi a falta de estoque de álcool anidro. “A redução dos horários de caminhões tanque em várias rodovias não foi tão grave quanto a falta do anidro”, avalia Rodrigo.
 
Previsão de aumento
Há previsão de aumento nos preços dos combustíveis já para a próxima semana. O problema da falta de gasolina no estado não é o motivo. Segundo Rodrigo Presser, gerente administrativo do Sindicomb, o reajuste deve ocorrer devido a um anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff. 
“A expectativa é que esse aumento ocorresse em fevereiro, mas muitas distribuidoras já compraram combustível mais caro na Petrobras, então, o consumidor pode sentir essa variação já na semana que vem”, prevê.