Estrutura continua em obras

Mesmo interditada, muitas pessoas arriscam a vida na travessia da estrutura danificada em reforma
Mesmo interditada, muitas pessoas arriscam a vida na travessia da estrutura danificada em reforma

Silvana Lucas
Tubarão

“Continuo a passar por aqui”, conta despreocupado o estudante de 16 anos Vinícius Souza, ao cruzar, na tarde de ontem, a ponte pênsil entre os bairros Dehon e Oficinas, interditada para a realização de obras há 12 dias. 

Conforme Vinícius, diariamente muitas pessoas seguem na utilização da estrutura como caminho entre as margens, apesar de o risco de morte devido à reforma. “Precisamos atravessar. A próxima ponte é distante e o trabalho de troca das madeiras é muito lento. Vejo somente um homem no local”, denuncia o estudante.

Para o secretário de infraestrutura da prefeitura de Tubarão, Ismael Medeiros, as obras da ponte pênsil estão dentro do cronograma. “O prazo é de 15 dias úteis para liberação da travessia para os pedestres, o total da reforma é de 30 dias. Isto porque alguns ajustes podem ser realizados após a abertura da travessia”, informa Ismael.

De acordo com o secretário, já foram trocados os cabos de aço de sustentação e dois terços da madeira. “Quatro carpinteiros trabalham na substituição das tábuas. Além de a reposição dos materiais, a iluminação também está no pacote de melhoria”, conta Ismael.

Quando a passagem estiver liberada, o poder público ainda trocará os corrimãos e as telas. “Este trabalho será realizado por núcleos, sem haver necessidade de manter o local fechado. Também realizaremos a reforma dos pilares e do quebra-corpo, obstáculos que impedem a passagem de bicicletas”, completa Ismael.