Estado registra queda nos casos pelo vírus Influenza

Tubarão

Os números de casos de gripe causados pelo vírus Influenza sofreram uma redução neste ano em relação a 2013, no estado catarinense. A informação é da diretoria de vigilância epidemiológica (Dive), que registrou, de janeiro até a última sexta-feira, 84 pessoas com a doença, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 387 registros. A diferença representa um valor de 78,3% menor.

Também houve queda de 91,7% nos óbitos de gripe por Influenza: três. No mesmo período de 2013, 36 morreram. 

Conforme a gerente de vigilância das doenças imunopreveníveis e imunização, Vanessa Vieira da Silva, os números positivos refletem o sucesso da campanha de vacinação contra Influenza, que alcançou cobertura de 90,5% no estado, e das ações de divulgação das medidas de prevenção à gripe, com destaque para a etiqueta da tosse.

“Estas ações, aliadas à conscientização de que a gripe é uma doença séria e precisa ser tratada de forma adequada, resultaram, em pleno inverno, em uma menor circulação viral em relação aos anos anteriores. O desafio é manter os serviços de saúde em alerta para identificar casos de gripe, tratando-os antes de agravarem-se”, alerta Vanessa.