Esqueleto de baleia será montado em universidade

Laguna

A montagem do esqueleto da baleia-jubarte que foi encontrada encalhada e morta no início da semana no Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, ficará sob responsabilidade do curso de engenharia de pesca do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc),  em Laguna.

O exemplar, que teve a carcaça recolhida e levada para a unidade, já estava em avançado estado de decomposição quando foi avistado. Após a biometria e a coleta de amostra de alguns tecidos, verificou-se que ele tinha 9,5 metros de comprimento.

O professor Pedro Castilho e alunos integraram a atividade da equipe do Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Relatos iniciais da mídia e informações de moradores e pescadores locais apontavam que havia uma rede presa na nadadeira da cauda da baleia, mas a equipe do protocolo não localizou o material.
Segundo os pesquisadores, ainda não foi possível identificar a causa da morte, mas há a hipótese de que o animal tenha morrido em função desse enredamento e investigações serão realizadas.