Os tubaronenses têm grandes chances de conquistar um título em suas categorias. - Foto: Divulgação/Notisul.
Os tubaronenses têm grandes chances de conquistar um título em suas categorias. - Foto: Divulgação/Notisul.

Florianópolis

Começa hoje e segue até domingo o 1º Floripa Open de Beach Tennis, na Praia da Joaquina, na capital catarinense. Os tubaronenses Guilherme Souza da Silva, Fernando Fernandes, Maurício e Richard Viana representarão a Cidade Azul na competição estadual.

Os dois primeiros entrarão em quadra na disputa em dupla masculina,  mista e na simples, já os dois últimos buscam o título nas duplas masculinas. “Estamos nos preparando para a competição estadual que ocorrerá entre os dias 23 e 25 deste mês. Além disso, vamos participar da Copa Guga Kuerten de Beach Tênis no próximo mês, em Jurerê, ambas as competições serão em Florianópolis”, destaca Guilherme. 

Cerca de 250 atletas já se inscreveram para o certame. O esporte surgiu na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje, existem milhares de pessoas que praticam essa modalidade, na qual mistura regras de tênis de quadra com a habilidade do vôlei de praia. Além do País da Bota, Brasil, França, Espanha, Rússia, Estados  Unidos, Portugal, Austrália e Japão também aderiram à prática.

O duelo é disputado em uma quadra de areia com uma rede de aproximadamente 1,70 metro de altura. Os jogos podem ser individual ou em dupla.  Os simples são disputados apenas entre jogadores do mesmo sexo. Nas duplas, além das categorias masculino e feminino, existem as mistas. A pontuação é idêntica a do tênis de quadra.