Na natação feminina as tubaronenses conquistaram nove ouros, quatro pratas e um bronze  -  Foto:Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul
Na natação feminina as tubaronenses conquistaram nove ouros, quatro pratas e um bronze - Foto:Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

Jaraguá do Sul

Tubarão conquistou um resultado histórico neste fim de semana, quando se encerraram as Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc), disputada em Jaraguá do Sul. A Cidade Azul conquistou o quarto lugar na classificação geral do quadro de medalhas. Foram 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.

O saldo do número de medalhas no desempenho histórico do município é gritante. Em 2011, foram nove medalhas; em 2015, são 47 – um salto de 422% em quatro anos.

No atletismo masculino, foram um ouro, duas pratas e um bronze; no feminino, uma prata e um bronze; no judô feminino, uma prata e um bronze; no karatê masculino, dois ouros, duas pratas e cinco bronzes; no karatê feminino, dois ouros, duas pratas e quatro bronzes; na natação masculina, dois ouros, duas pratas e quatro bronzes; na natação feminina, nove ouros, quatro pratas e um bronze.

Para o secretário de cultura e esporte, José Acco Júnior, o resultado é fruto de muito trabalho específico. “Algumas categorias precisavam disputar outras competições, pegar ritmo para que conseguíssemos esses bons resultados. Buscamos incentivar a participação nessas competições, pagando deslocamento, taxas e alvarás. O resultado está aí. É muito gratificante ver nossa cidade entre as quatro do estado”.

Apenas Joinville, Blumenau e Criciúma chegaram à frente dos tubaronenses. Atrás, cidades maiores e com desempenho histórico muito superior, como Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, São José, Balneário Camboriú e Chapecó.