Temporada de 1949: em pé (da esquerda para a direita):  Cativo, Brodbeck, Públio, Milton, Renato, Lodovico e Dedé (massagista), agachados (da esquerda para a direita):  Foguinho, Amorim, Pinto, Beto e Walmir
Temporada de 1949: em pé (da esquerda para a direita): Cativo, Brodbeck, Públio, Milton, Renato, Lodovico e Dedé (massagista), agachados (da esquerda para a direita): Foguinho, Amorim, Pinto, Beto e Walmir

Letícia de Oliveira

Tubarão

A cidade de Tubarão vai receber, na noite desta sexta-feira (15), uma Sessão Solene promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia será em homenagem ao centenário do Hercílio Luz Futebol Clube. O evento vai começar às 19h e será realizado no Clube 7 de Julho com a presença de deputados, diretores e ex-dirigentes do time colorado. Os torcedores hercilistas e autoridades locais também são convidados para a sessão, que tem entrada livre.

A iniciativa de homenagear a equipe do Leão do Sul é do deputado Mario Marcondes (MDB). Ele explica que a ideia surgiu por meio de amigos de Tubarão e da região Sul, e ressalta que é importante prestigiar quem faz “acontecer a diferença”.

“O Hercílio Luz, fazendo 100 anos e sendo o mais antigo time em exercício do Estado, não poderia passar despercebido pela Alesc. Queremos homenagear as pessoas que fizeram a história do clube”, explica o parlamentar.

Sobre a escolha de fazer a sessão solene na cidade de Tubarão e não na própria Assembleia Legislativa, Marcondes diz que é uma forma de “prestigiar os torcedores e o Sul do Estado”.

Outro motivo destacado pelo deputado é a força do Hercílio Luz em se manter com as portas abertas durante 100 anos. “Sabemos das dificuldades que os clubes de futebol enfrentam com a crise financeira. Não é fácil se manter com as, mas o Hercílio vai continuar fazendo história”, destaca Marcondes.

Durante o evento será entregue placas e diplomas de homenagem e agradecimento a pessoas que fizeram parte do legado do clube centenário. Entre os homenageados estará ex-dirigentes e ex-presidentes.

O Hercílio foi fundado em 28 de dezembro de 1918 e disputou novamente a elite do Campeonato Catarinense neste ano, após ficar 23 anos afastado da competição. O clube já está garantido na Série A do Estadual em 2019 e também na Série D do Brasileiro do mesmo ano. O time volta a disputar uma competição nacional após 60 anos.