Alex Bondan
Rio de Janeiro (RJ)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)fará nesta quarta-feira, 28, sua eleição para atender aos pedidos feitos pelaFederação Internacional de Natação (FINA) em 2017. O juiz Paulo Roberto Correa,da 8ª Vara Cível do Rio de Janeiro, concluiu que a eleição tem de ocorrerdentro do prazo determinado pela entidade máxima internacional do desportoaquático.

A polêmica teve início com questões referentes aoestatuto e regimento interno da CBDA. Um dos candidatos acionou a justiça parasuspender a eleição dias antes da data prevista, 20 de dezembro de 2017,apontando irregularidades.

“Santa Catarina apoiou essa iniciativa e fomosmassacrados pela mídia do eixo RJ-SP. Coma decisão da Fina e da justiça,estamos provando como estávamos certos”, posiciona-se o presidente da FederaçãoAquática de Santa Catarina, Carlos Camargo.

Quem pode votar de acordo com a FINA

O representante daComissão Nacional de Atletas;

• As entidades deprática esportiva que preenchem os requisitos previstos no estatuto da CBDA;

• Todas as Federaçõesestaduais que atendam os requisitos estatutários;

 

A CBDA tem 40 anos defundação e administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, póloaquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A empresa Correios,patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e éparte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades. Omandato que será decido amanhã tem data final em 2021.


O atual presidente da CBDA é Miguel Cagnoni e o candidato da chapa de oposiçãoé Ricardo Barbosa. “Não posso falar pelos clubes catarinenses que têm totalliberdade. Mas a nossa Federação Aquática tem uma posição bem clara. Nosso votoé para Ricardo Barbosa”, garante Carlos Camargo. Alguns movimentos jurídicosainda são movidos por diferentes atores como situação, oposição, clubes e aAssociação dos Atletas. Além de técnico medalhista olímpico e professoruniversitário, Carlão como é conhecido, esteve à frente de seleções brasileirasem diversas competições ao redor do mundo .