Rafael Andrade
Tubarão

Entre os 90 mil torcedores flamenguistas que prestigiaram a conquista do hexacampeonato, último domingo, no Maracanã, pelo menos 300 deles eram de Tubarão. O amor ao clube e ao futebol levou os fanáticos ao Rio de Janeiro para acompanhar a vitória sobre o Grêmio, por 2 a 1, decretando o título à equipe da Gávea.

O prefeito Manoel Bertoncini foi a presença mais ilustre da Cidade Azul. Manoel levou o filho Igor Bertoncini. O secretário de comunicação social da prefeitura, Anselmo de Bona Mello, também marcou presença junto com o ‘seu garoto’ fanático pelo flamengo, Anselmo de Bona Mello Filho. O advogado José Augusto Ribeiro Mendes também viajou ao Rio de Janeiro, acompanhado de seu filho, João Pedro Ribeiro Mendes.

Este grupo deixou o Rio com o ‘sorriso na orelha’. “Foi um jogo espetacular. Não há palavras para descrever a emoção sentida no Maracanã lotado de rubronegros”, salienta José Augusto. Anselmo Filho reforça que uma conquista desta magnitude fica memorizada para sempre, em todos os detalhes. “A sincronia nas vozes da torcida é espetacular”, destaca.

Três ônibus lotados de tubaronenses apaixonados pela equipe de maior torcida do Brasil saíram de Tubarão ainda no sábado. “Avistamos algumas pessoas de Tubarão na sala de troféus do estádio. Conhecemos alguns e trocamos palpites sobre o jogo”, relata o secretário, e destaca que dezenas de pessoas foram em comitiva de carros e outras de avião. “Já participei de outras decisões. Estive presente na final entre Flamengo e Santos, no dia 29 de maio de 1983, também no Maracanã. Na época, a torcida rubronegra registrou o recorde de público do campeonato brasileiro. Foram 165 mil torcedores inflamados pelo Mengão”, recorda Anselmo.