Hercílio Luz e Atlético de Ibirama decidiram o primeiro turno.
Hercílio Luz e Atlético de Ibirama decidiram o primeiro turno.

Thiago Oliveira
Tubarão

A derrota para o Camboriú, domingo, mudou os planos do Hercílio Luz. O time, que foi até o Vale do Itajaí pensando em garantir a liderança da competição, terá que torcer por um resultado improvável para terminar o returno em primeiro.
Com 16 pontos, o time do técnico Joceli dos Santos caiu para a terceira posição, atrás do Camboriú, com 17, e do Atlético de Ibirama, com 19. Aliás, o time de Ibirama é o adversário do Hercílio Luz na última rodada. Para ultrapassar o rival na tabela, o Leão do Sul precisa vencer por dois gols de diferença, para compensar a diferença do saldo de gols (11 a 8).

Além de vencer o Atlético de Ibirama, os hercilistas precisam torcer para que o Camboriú não vença o Joaçaba, lanterna da competição e principal candidato ao rebaixamento.
O jogo com o Ibirama também marcará o reencontro entre as duas equipes que disputaram a final do turno. Na ocasião, o Atlético venceu a partida decisiva por 3 a1, em um jogo marcado por brigas e reclamações da arbitragem.
Na partida do próximo sábado, o Leão não poderá contar com o zagueiro Elton, o atacante Giba e o treinador Joceli dos Santos. Os três foram expulsos e ainda serão julgados pela Federação Catarinense de Futebol e podem, inclusive, ficar fora do primeiro jogo da semifinal, caso o Hercílio Luz confirme a classificação.

Peixe terá confronto direto

O dever de casa foi feito. O Atlético Tubarão venceu o Joaçaba com a maior goleada da competição, e segue dependendo apenas de si para terminar a primeira fase do returno entre os quatro primeiros. Basta vencer o Porto, por qualquer resultado, que o Peixe garante a classificação.

Em quinto lugar, com 15 pontos, o time tubaronense prepara-se para um confronto direto com o Porto no sábado. O adversário é o quarto na tabela, com um ponto a mais, e ainda tem a vantagem de jogar em casa, em União da Vitória, cidade do Paraná que faz fronteira com Santa Catarina.

Com o saldo de gols inchado após a goleada por 8 a 1 no último jogo, o Peixe pode classificar-se até com um empate, desde que o rival Hercílio Luz perca para o Atlético de Ibirama.
Em caso de vitória, o Atlético Tubarão pode também terminar na terceira posição, dependendo mais uma vez, de derrota do Leão do Sul. “Fizemos jogos bons, com equipes boas, e mostramos que temos muitas chances de buscar essa classificação”, afirmou o meia Alex Albert.