Entre os inscritos oficialmente e os acompanhantes de última hora, aproximadamente 400 ciclistas participaram do lançamento do Circuito Cicloturismo Cidade das Praias, que abrange os municípios de Treze de Maio, Sangão e Jaguaruna. 

Os não inscritos, não tiveram identificação nas bikes, não participaram dos sorteios, nem tiveram acesso ao café da manhã e nem o almoço, mas não foram impedidos de pedalar. “A estrada é pública e não podemos proibir”, ressalta Jorge Pereira, responsável pela promoção do evento. 

O percurso pedalado foi de 35 quilômetros, costeando as lagoas do Arroio Corrente e Campo Bom, com retorno ao Clube 1º de Janeiro, centro de Jaguaruna, onde ocorreu a confraternização e apresentação do projeto com homenagens às empresas parcerias. 

“Esta é a marca que queremos deixar neste pedal de abertura de verão, um encontro de ciclistas, trecho leve, onde você pode levar o filho que está começando, a esposa, namorada ou namorado, que ainda não estão muito acostumados a pedalar. É um pedal em família, muito mais para se confraternizar do que para se desafiar”, ressalta o organizar. 

Um forte esquema de segurança, envolvendo oito policiais, duas viaturas, Bombeiros Voluntários, Bike Patrulha de Tubarão, equipe da Secretaria da Saúde e mais três carros particulares promoveram todo o conforto para o passeio. Houve queda de dois ciclistas com ferimentos leves, que foram prontamente atendidos pelos Bombeiros Voluntários e encaminhados ao Hospital de Jaguaruna e liberados no mesmo dia. “A estrutura da segurança sempre foi uma grande preocupação nossa”, enfatiza Jorge. 

Ciclistas de aproximadamente 40 municípios, como Blumenau, Itajaí, Tramandaí, Capão da Canoa e diversos municípios da Amrec, Amurel e Amesc participaram do evento. Alguns pernoitaram hotéis e pousadas da região. 

O circuito abrange os três municípios da comarca de Jaguaruna e conta com um percurso de 133 quilômetros. A sinalização ainda não está totalmente fixa, mas a expectativa é que durante este mês de novembro fique pronta. A direção explica que houve alguns contratempos e a data do lançamento estava no calendário de eventos desde o final de 2018. 

“Não tínhamos como adiar o lançamento, pois isto daria um transtorno, pedimos a compreensão, mas toda a sinalização, bem como os demais materiais publicitários e o site de referência para quem quiser adquirir os pacotes de viagens deverão ficar prontos durante este mês”, informa o diretor Jorge Pereira, idealizador do projeto. 

A inciativa tem como objetivo promover o cicloturismo na região, ligando as potencialidades do litoral com o turismo religioso e rural.