Diego sonha ter o seu próprio remo
Diego sonha ter o seu próprio remo

 

Laguna
 
O quintal da casa de Diego Fortunato, 12 anos, tem peixes, botos, pássaros e barcos. Todos os dias, ele avistava a imensidão da lagoa de Santo Antônio dos Anjos da comunidade de Ponta das Pedras, em Laguna. A vida de Diego mudou com a instalação ao lado da sua casa do projeto Viva Esporte, que ensina crianças e adolescentes a remar em caiaques para passeio e competição.
 
Em vez da bicicleta, Diego prefere a navegação. Com seus 23 quilos, tem habilidade para manobrar um barco de cinco metros de comprimento com remos de três metros. Na gíria infantil, ele não rema, ele voa. “Eu gosto deste tipo de barco porque é mais rápido”, conta. 
 
Diego tem o sonho de ter um só para ele. Foi no banco de areia que aprendeu a usar os remos e navegar. O coordenador da equipe, João Carlos de Oliveira, explica que a intenção é auxiliar no desenvolvimento do aluno, sua qualidade de vida, bem-estar e autoestima.
 
O projeto, que está instalado do Iate Clube da cidade, atende 110 meninos e meninas de 8 a 17 anos da comunidade. Funciona de segunda a quinta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas.