Versão mais fácil do tênis é febre no estado  -   Foto:Arquivo pessoal/Divulgação/Notisul
Versão mais fácil do tênis é febre no estado - Foto:Arquivo pessoal/Divulgação/Notisul

Tubarão

Os amantes e aqueles que praticam o beach tennis têm encontro marcado entre amanhã e este domingo em Jurerê Internacional, em Florianópolis, na Semana Guga Kuerten de tênis. Dezenas de atletas de todo o estado se inscreveram para participar do certame na capital dos catarinenses.

O atleta de Tubarão, Guilherme Souza da Silva, 25 anos, será um dos que estará na Copa Guga Kuerten de beach tennis e lutará por mais um título na categoria C. Além do jovem, outros seis competidores de Tubarão participarão do evento. “Em cada categoria serão nove duplas. Acredito que aproximadamente 100 atletas estarão nesses três dias de intensa competição. Os jogadores da Cidade Azul têm realizado boas participações e alcançado grandes resultados nesses campeonatos. Estou convicto que mais uma vez todos os nossos atletas brigarão de igual para igual e buscaremos o título”, aponta.

Conforme Guilherme, a modalidade é prazerosa, democrática e boa para manter a forma. “A cada dia mais pessoas aderem a este esporte”, esclarece Guilherme. A Semana Guga Kuerten ocorreu pela primeira vez em 2009 e logo nesta edição reuniu cerca de 30 mil pessoas. 

O esporte surgiu na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje, existem milhares de pessoas que praticam essa modalidade, na qual mistura regras de tênis de quadra com a habilidade do vôlei de praia. Além do País da Bota, Brasil, França, Espanha, Rússia, Estados  Unidos, Portugal, Austrália e Japão também aderiram à prática.

O duelo é disputado em uma quadra de areia com uma rede de aproximadamente 1,70 metro de altura. Os jogos podem ser individual ou em dupla.  Os simples são disputados apenas entre jogadores do mesmo sexo. Nas duplas, além das categorias masculino e feminino, existem as mistas. A pontuação é idêntica a do tênis de quadra.