Marco Antonio Mendes
Tubarão

Em descrédito com a torcida tubaronense desde o Catarinense do ano passado, quando só se salvou do rebaixamento na última rodada, a ordem no Atlético Tubarão é mudar esta imagem.

Após tantas derrotas, principalmente na Copa Santa Catarina (o time não conquistou um ponto sequer), os dirigentes viram-se em situação bastante complicada para conseguir patrocínio e tiveram que depender de uma parceria com o Clube de Futebol do Zico (CFZ do Rio) para começar a montar o time. Isso porque, com a mediação do time carioca, diversos jogadores vieram para Tubarão com o valor abaixo do mercado. Além disso, toda a comissão técnica, comanda por Marcelo Cabo, trocou o Rio de Janeiro pelo sul do estado.

Palavras como “profissionalização” e “planejamento” foram as que mais saíram da boca do presidente Pedro Almeida e do diretor de futebol Robertinho Rodrigues nos últimos dois meses. Ainda que o Estadual para o Atlético comece apenas segunda-feira, quando encara o Figueirense, em Florianópolis, as duas palavrinhas parecem que são colocadas em prática.

O time apresentou-se no último dia 2 e até então treinamentos intensos têm sido realizados em dois períodos. Jogadores que tiveram passagem por clubes de expressão nacional como o goleiro Marcos Leandro (ex-Botafogo), o atacante Fábio Bala (ex-Fluminense, Grêmio e Avaí) e os volantes Marcílio (ex-seleção libanesa) e Rocha (ex-Flamengo) são as apostas para esta temporada. De três amistosos realizados, o Atlético Tubarão venceu dois. A meta é conquistar, pelo menos, a tão disputada vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.

Catarinense com nova fórmula
A fórmula do Campeonato Catarinense deste ano é um pouco diferente das temporadas passadas. Serão apenas dez equipes brigando pelo título. Outros cinco times buscam também a vaga na Série D do Brasileiro. Dois serão rebaixados.

A competição será realizada em turno e returno. O primeiro colocado de cada turno classifica-se ao quadrangular semifinal. As duas melhores equipes na pontuação geral dos dois turnos também ganham vaga no quadrangular. Os dois melhores desta fase vão à final.

A primeira partida do ano será entre Avaí e Brusque, neste sábado, às 16h30min. O time da capital estreia no estadual com o objetivo de conquistar o título que não vem desde 1997. Já o Brusque, teve o seu único título Estadual conquistado em 1992, diante do próprio Avaí.

Joinville e Criciúma fazem um clássico catarinense domingo. Até o fechamento desta página, a RIC Record havia ganho o direito de transmitir ao vivo a partida e não havia pronunciamento de cobertura da RSB TV.

O Atlético Tubarão viaja para Florianópolis neste domingo e entra em campo para enfrentar o Figueira segunda-feira, às 20h30min.