Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Laguna

Dois dias de excelentes ondas marcaram o Maresia Sul Catarinense de Surf, realizado no último fim de semana, na Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, em Laguna. A etapa valeu pontos para o circuito estadual Fecasurf SCQS de Surf 2018.

Este ano marcou a terceira temporada do campeonato, que já é tradição na região. Foram disputadas 11 categorias, com a presença de 127 atletas em busca de pontos importantes para o ranking catarinense amador.

O destaque do sábado foi Tayrom da Silva, que arrancou a maior nota do dia e do evento, cravando 9,25 pontos numa direita bem trabalhada. Outro que ditou o ritmo foi o garoto de São Francisco do Sul (SC), Heitor Mueller, que também deixou sua marca, com uma onda que valeu 9.00 pontos.
Finais ao mar Apesar da força do vento nordeste durante as decisões, a qualidade do surfe apresentado foi de alto nível em todas as finais. Jorge Correa defendia o título conquistado em 2017, e venceu mais uma vez a Master, tornando-se bicampeão da prova.

Quem também se deu bem foi Heitor Mueller, que venceu a Mirim e Iniciantes, levando uma bela premiação para o litoral norte catarinense.

Assim como seu conterrâneo, Ana Luiza Romão, de São Francisco do Sul (SC), venceu duas categorias, na Feminino Mirim e Open, enquanto Laura Maciel Raupp conquistou a Feminino Infantil.
Tayrom da Silva defendeu bem o título de 2017 e venceu, tornando-se bicampeão Júnior, numa decisão com notas regulares e placar apertado entre os quatro finalistas. Nas categorias de base, Gabriel Ogasahara levou a Infantil, enquanto na Petiz, novos nomes disputaram a final, com o título para Guilherme Pacheco. Rodrigo Macaco foi o melhor na Soul Surf, e ficou com a vitória.

A decisão Open foi a última do evento, e teve o backside explosivo de Bruno Silva, da praia do Campeche, Florianópólis (SC), como campeão da etapa. José Muniz endureceu a disputa e ficou em segundo, travando uma batalha interessante com o campeão. Completando a final, Tayrom da Silva (3º) e Niccolas Padaratz (4º).

A próxima etapa do SC QS 6000, válida pelo circuito Fecasurf, acontece neste final de semana (24 e 25) em Garopaba (SC), com a abertura do Silverbay Garopabense de Surf 2018.