Paulo Henrique exibe a medalha conquistada em Porto Alegre
Paulo Henrique exibe a medalha conquistada em Porto Alegre

Tubarão

 

O nadador Paulo Henrique Freitas de Andrade, 12 anos, de Tubarão, conquistou medalha de bronze no 38º Festival CBDA/Correios Sul Brasileiro de Clubes Mirim Petiz, disputado em Porto Alegre (RS) no fim de semana. Outros 11 atletas de 9 a 12 anos da Associação Tubaronense de Natação (ATN) participaram das competições, sob o comando do técnico André Lemos. 
 
Um total de 406 nadadores de 27 clubes dos três estados do sul do Brasil disputaram o festival, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em conjunto com a Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos, com apoio dos Correios. 
 
Paulo Henrique faturou o terceiro lugar nos 100m peito na categoria petiz 2 e foi o único atleta da ATN a subir no pódio. Ele é o mais experiente do grupo que viajou para a capital gaúcha e também fará parte do grupo tubaronense de 12 a 14 anos que representará a cidade na Olesc, em Chapecó, no fim do próximo mês. 
 
“Acredito que o frio e a chuva tenham atrapalhado um pouco o desempenho da equipe na competição, que aconteceu em piscina aberta, mas Paulo Henrique superou as adversidades e não deixou a equipe vir de mãos abanando”, destacou o técnico André.
 
Um ouro e duas pratas no karatê…
Os atletas tubaronenses de karatê obtiveram importantes conquistas no Campeonato Brasileiro Adulto de Karatê e Campeonato Brasileiro Universitário de Karatê, no fim de semana, em Manaus (AM). Michel Michels conquistou a medalha de ouro na categoria kumitê adulto (60 kg) e o professor e atleta Fabrício de Souza faturou o bronze no katá individual adulto.
A Associação Impacto de Karatê, que representou a cidade de Tubarão e o estado, contou ainda com a participação do atleta André de Souza. Juntos, os três atletas conquistaram a medalha de prata na categoria de Katá em equipe.
Vinte e dois estados, com cerca de 250 atletas, dentre os quais estavam os melhores atletas do país, participaram da etapa que é uma das fases classificatórias para a formação da seleção brasileira de karatê, que representará o Brasil nos eventos internacionais.
Para Fabrício, a competição teve alto nível técnico e as categorias estavam muito niveladas, revelando vários campeões inéditos. “O resultado foi extremamente importante, pois estar entre os melhores do Brasil não é fácil, e mostra o alto nível do karatê tubaronense”, ressalta Fabrício.
 
Três ouros no atletismo…
Leonardo Guerreiro da Silva, 13 anos, estudante da Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT/Positivo), conquistou três medalhas de ouro no atletismo dos Jesc. Ele ficou em primeiro lugar nos 60 e 150 metros, ainda faturou o primeiro lugar no revezamento e ganhou o troféu destaque da competição. Neste sábado, ele estará em Itajaí para participar do campeonato estadual. 
O jovem atleta treina há apenas três meses e já pensa em se tornar atleta de nível. Inclusive, Criciúma e Braço do Norte já mostraram interesse em “adotá-lo”, reconhecendo nele um forte potencial em sua modalidade. 
O professor Kazuo acredita na grande promessa de Leonardo Guerreiro da Silva no atletismo e diz que, com certeza, ele representará muito bem a ETCT e Tubarão no Jetuba. E o professor Paulinho lamenta que em breve possa perder mais este atleta para outra cidade, a exemplo do que já ocorreu com Luiz Felipe, na mesma modalidade. O jovem hoje representa Criciúma e é considerado um dos melhores de Santa Catarina.