Reunião na quarta-feira definiu ano do basquete no Estado  -  Foto: Adriano de Souza Krischke/Divulgação/Notisul
Reunião na quarta-feira definiu ano do basquete no Estado - Foto: Adriano de Souza Krischke/Divulgação/Notisul

Tubarão

Em 2018, pela primeira vez o basquete catarinense contará com mais de 200 equipes, de categorias que vão dos 12 anos ao adulto, em ambos os naipes, disputando os 12 torneios estaduais da temporada. Em Tubarão, dois projetos da FCB massificam o esporte em diferentes comunidades. No projeto que visa o alto-rendimento, jovens entre 13 e 15 anos disputarão o Campeonato Estadual. Na iniciação esportiva, crianças de 10 a 12 anos aprendem a gostar do basquete. 

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) realizou, na tarde desta quarta-feira, a Reunião Técnica com representantes de clubes e ligas. O crescimento constante de praticantes da modalidade é resultado do Projeto Basquete do Amanhã, conforme resume o coordenador técnico da FCB, Gastão Dubois. “Dobramos o número de times desde 2011. Em relação ao ano passado, nenhuma categoria teve redução de participantes, pois as crianças que começaram lá atrás continuam com o incentivo e jogando basquete”, comemora.

O primeiro Campeonato do ano será o Sub-17, com início no próximo dia 9 e fim previsto para junho. O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Tubarão, professor Luiz Ernani Buerger, observa que Santa Catarina é a segunda potência do país na modalidade. “Apenas São Paulo tem um basquete mais desenvolvido que nós”, garante. A Fundação anunciará os nomes dos técnicos das equipes Sub-15 e Sub-12 na próxima semana. Dois editais estão abertos para a contratação de professores de basquete masculino adulto e para inclusão social.

A equipe adulto do município, Sharks/Fucap/FME Tubarão, já estreou na Temporada 2018. Foram duas partidas da 1ª Copa da LSCB, em Criciúma e duas vitórias. Sábado passado, contra a Associação Sombriense de Basketball (ASSOB), venceu por 84 x 35 e, domingo, Sharks 94 x Tigers 25. A semifinal será no próximo domingo, às 10h, no Colégio Marista, em Criciúma, contra o vencedor de Criciúma Rangers x Cesaca Old School. A disputa pelo terceiro lugar ocorre às 18h e a final às 20h.