A cidade de Capivari de Baixo foi muito bem representada pelo coordenador de Esportes da Prefeitura e um dos principais paratletas de alto rendimento do município, Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, que, nos últimos dias, adicionou mais três medalhas à sua repleta coleção.

Ele foi campeão da 2ª etapa da Fase Regional do Circuito Paralímpico Caixa Econômica de Halterofilismo, disputada em São Paulo (SP), levou, em Saint Louis, no Missouri (EUA), o vice-campeonato do Regional das Américas na modalidade, e ainda ganhou o vice Open na mesma competição. O paratleta levou a prata ao levantar 177 quilos. O competidor só foi superado pelo panamenho Rey Vasquez, que ergueu 182 quilos. O pódio foi completado pelo cubano Yuniel Suárez, que levantou 150 quilos.

Ezequiel lidera o ranking na sua categoria (72 kg) no Brasil e na América do Sul. “Meu foco é ficar entre os oito mais bem colocados do mundo, o que me garante vaga direta às Paralimpíadas de Paris, na França, em 2024”, mira o halterofilista, que já tem seis títulos nacionais consecutivos, e, por cima, detém o recorde nacional na modalidade, além de colecionar troféus em Sul-Americano e outros certames.

Hemimelia fibular

Esta é a condição física especial de Ezequiel. É uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas. Segundo ele, isso nunca foi empecilho para se tornar um dos mais conceituados paratletas de Santa Catarina e do país.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Capivari de Baixo