Letícia de Oliveira
Pescaria Brava

Pelo sétimo ano seguido, Pescaria Brava vai receber o Dia de Voo, evento de Aeromodelismo que reúne pilotos do Sul e Sudeste do país. Serão três dias de demonstrações de voos, começando hoje até domingo. A pista é localizada no trevo da Estiva, no quilômetro 323 da BR-101.

O programa deve reunir muitas famílias para observar as manobras de maquetes de aviões à base de gasolina, jatos à querosene, helicópteros e drones. Os pequenos modelos de aeronaves são pilotados por controle remoto e podem chegar até 500 quilômetros por hora, que é o caso dos jatos à querosene.

Além dos aviões, também se apresentarão modelos inusitados montados pelos próprios pilotos, como a bruxa em uma vassoura. À noite, um espetáculo de aviões com luzes deve encantar o público.

Já confirmaram presença no evento um total de 70 pilotos, que se deslocam de várias cidades do Estado e do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A demonstração tem acesso gratuito. A pista que vai receber os pilotos é homologada pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) e segue todas as recomendações de segurança.

Além do show de manobras, o público também vai contar com a estrutura necessária para passar os dias no evento, desde barracas com alimentação e bebidas até espaço para acampar e fazer churrasco.

A abertura ocorre hoje e à noite, quando será servida uma janta e uma banda se apresentará para finalizar o primeiro dia. Amanhã, a expectativa é que haja um grande fluxo de observadores das manobras de voos.

A organização é da Associação de Modelismo da Amurel (Ama), que espera receber cerca de 500 visitantes a cada dia.