Pan-Americano Universitário: Brasil sediará pela primeira vez a competição

São Paulo

A partir de hoje, São Paulo será palco do Fisu América Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário. A competição acontecerá no complexo do Centro de Treinamento Paraolímpico e no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo.

Além de representar seus países e suas instituições de ensino, os atletas terão a oportunidade de viver uma experiência única de intercâmbio cultural durante os jogos.

Ao todo, 13 países serão representados por seus alunos-atletas na competição. Além do Brasil, disputam Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, México e Uruguai. Com todas as delegações, entre atletas e comissão técnica, São Paulo receberá cerca de 1500 pessoas para a disputa.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário e da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu). A Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe) também faz parte da co-organização dos jogos, que contam com o apoio dos Correios, dos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiro e da Premiere PET.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, comenta a expectativa para a competição: “Para o Brasil e para a CBDU, é uma honra sediar o primeiro pan-americano universitário. A CBDU tem tido a satisfação de ser pioneira em alguns eventos do calendário internacional do esporte universitário, como o Mundial de Futsal e o Beach Games Internacional, que foram duas modalidades que começaram no Brasil e depois ganharam o cenário internacional. E agora temos mais uma vez a oportunidade de sediar os primeiros Jogos Universitários Pan-Americanos. Estamos nos organizando, nos preparando para receber todos os países filiados à FISU América e realizarmos uma edição inesquecível”, afirmou.

Paradesporto também faz parte do evento

Entre as modalidades disputadas estão atletismo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, tênis e tênis de mesa. A competição também é pioneira no paradesporto. Pela primeira vez, paratletas universitários terão a chance de representar seu país em um evento internacional. Na categoria, o Brasil será representado por 129 alunos-atletas competindo nas modalidades tênis de mesa paradesportivo, atletismo paradesportivo e natação paradesportivo.

Os jogos serão marcados por presenças importantes do Esporte. Na cerimônia de abertura, que será realizada amanhã, às 19h, estão confirmados o ministro da pasta, Leandro Cruz, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley, o Presidente da FISU, Oleg Matytsin, o Presidente da CBDU, Luciano Cabral e Alim Maluf Neto, presidente da Fisu América.

Seleções Brasileiras

Para a composição das Seleções Brasileiras, algumas competições da Temporada 2018 da CBDU servirão como seletivas: JUBs Futebol, JUBs Lutas, JUBs Tênis e JUBs Tênis de Mesa.