Zahyra Mattar
Tubarão

Pelo visto, a SC-438 continuará cheia de crateras durante a temporada de verão. A região cobra a recuperação da estrada, principal ligação litoral com o Vale do Braço do Norte e instâncias termais de Gravatal há bastante tempo.

A licitação para reformar parte da rodovia, o trecho entre Tubarão a Gravatal, foi feita. Tanto que já tem até resultado. A vencedora foi a empresa Coenco Engenharia e Construções, de Criciúma.

O detalhe: a licitação foi concluída no dia 9 do mês passado. Faz aniversário de um mês amanhã! A redação do Notisul buscou informações junto ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), ontem, de quando a ordem de serviço pode ser entregue. Não há nenhuma.

A Especulação é que não há recurso suficiente para bancar a obra. No entanto, ninguém confirma este indício. A licitação, na modalidade tomada de preço, foi aberta com valor máximo de R$ 1.499.368,93.

A Coenco fará a obra por R$ 1.446.436,60. Existe uma pequena possibilidade do governador Leonel Pavan assinar a ordem de serviço na sexta-feira da próxima semana, quando faz sua última visita à região. De qualquer forma, a obra não iniciará este ano. Quem sabe em janeiro.

Pré-agenda
Pavan passará em Jaguaruna, para a inauguração das obras físicas da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul, e depois segue para Laguna, onde assina a ordem de serviço à execução da pavimentação da SC-100, a futura Interpraias.

Detalhes sobre a obra e a licitação
• O edital 108/2010, que prevê a execução da recuperação descontínua (no popular: tapa-buracos reforçada) do pavimento da SC-438, no trecho Gravatal – Tubarão, além de serviço de sinalização horizontal (pintura das faixas) e fornecimento de materiais asfálticos, foi lançado no dia 14 de outubro.

• A licitação foi na modalidade tomada de preços. A abertura das propostas técnicas à habilitação das interessadas e de preços ocorreu no dia 5 de novembro e o resultado foi publicado no dia 9.

• A empresa vencedora, a Coenco Engenharia e Construções, de Criciúma, terá até 240 dias para iniciar e finalizar os trabalhos.