Projeto da FTC leva alegria às crianças

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Tubarão

No dia a dia de suas atividades, com foco na segurança e valorização da vida, o Programa de Responsabilidade Social da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) busca construir um legado de realizações duradouras, que possibilitam melhorar a qualidade de vida das comunidades em que está inserida.

Pioneiro entre os programas sociais da empresa, o Trem de Natal tem como objetivo levar alegria, amor e magia às famílias das comunidades próximas à linha férrea. Ao longo desses anos, a FTC já distribuiu mais de 220 mil brinquedos e cerca de 7,5 mil quilos de balas. Só na edição de 2017, 11 mil crianças foram contempladas pelo Projeto.

Segundo a gerente do Departamento de Gestão de Pessoas e coordenadora do Programa, Eliane Maria Fernandes de Souza, a ação tem um significado especial no Natal das crianças que residem nas comunidades lindeiras. “Muitos pais e mães que levam seus filhos para assistir à passagem do Papai Noel já foram crianças e participaram desse mesmo projeto. Hoje podemos dizer que somos parte da história dessas pessoas e nos orgulhamos muito disso. Para os ferroviários voluntários é gratificante poder proporcionar tantos sorrisos e transformar vidas”, lembra.

Há duas décadas o Papai Noel Ferroviário, na companhia de 40 voluntários da FTC e empresas parceiras, distribui alegria, balas e brinquedos a milhares de crianças das comunidades inseridas ao longo dos 164 km de linha férrea, nos 14 municípios em que a empresa atua.

O tradicional Trem de Natal, que já faz parte do calendário de muitas famílias, envolve milhares de pessoas. Ao ouvir o apito do trem, que anuncia a passagem da locomotiva e seus vagões transportando uma carga especial, com o Bom Velhinho e seus ajudantes a bordo, elas acenam e sorriem retribuindo o carinho recebido.

Para Eliane, é um privilégio poder fazer parte de uma equipe que tem como principal objetivo tornar o Natal de muitas crianças mais feliz. “Durante meses vivemos a magia do Natal, com os preparativos do Trem. A cada edição o sucesso se confirma e justifica todo o nosso trabalho. Não tem satisfação melhor do que receber em troca o sorriso dessas crianças”, comemora.